O que é o Dia Nacional do Pijama®?

O Dia Nacional do Pijama® é um dia educativo e solidário feito por crianças que ajudam outras crianças.

Neste dia, as crianças até aos 10 anos (este ano, foi alargado às crianças do 1º ciclo), nas escolas e instituições participantes, de todo o país (continente e ilhas) - ou de países onde há portugueses -, vêm vestidas de pijama para a escola e passam, assim, o dia, em atividades educativas e divertida até regressarem a casa. 

O Dia Nacional do Pijama® realiza-se a 20 de novembro de cada ano. Nas semanas anteriores, as educadoras e professoras podem também organizar, na sala com as crianças e com as famílias, um conjunto de atividades lúdicas e educativas propostas pela Missão Pijama.

Este é um dia em que as crianças pequenas lembram, anualmente, a todos que "uma criança tem direito a crescer numa família".

O Dia Nacional de Pijama® é uma iniciativa e marca registada da Mundos de Vida®. É também uma iniciativa que faz parte da Missão Pijama®.

O Dia Nacional do Pijama é uma grande experiência educativa. É um dia divertido - permite o brincar espontâneo. É um dia educativo - permite incorporar intencionalidade pedagógica. É um dia que promove a escola de valores - permite que as crianças aprendam a partilhar e a viver a solidariedade. É também um dia que liga a família e a escola - permite a celebração do valor da familia e a aproximação entre os pais e a escola.

O Dia Nacional do Pijama é por isso, uma experiência educativa 3 em 1. 

É formado por três componentes: (1) lúdica, (2) educativa e (3) solidária. E contribui para a relação escola-família.

Para se potenciar a riqueza pedagógica da iniciativa, o Dia Nacional do Pijama deve ser planeado.

Deve ser comunicado e envolver os pais com antecedência.

Deve integrar atividades prévias de preparação. Exemplos: leitura compassada do novo livro infantil - ou outras histórias sobre a família; a construção da nova Casa dos Pijamas, etc... 

Se possível, deve ter, no próprio dia, o envolvimento da família: realização de alguma oficina para pais; ou painel para escrita de mensagens ou pensamentos, na entrada; ou, se possível, a realização de pequeno lanche com as crianças que poderá ser partilhado com os pais, dependendo do horário de funcionamento da escola.

Depois do Dia das Bruxas, a 31 de Outubro, (data de importação americana que entrou no calendário escolar e que se resume quase só a um dia divertido), o Dia Nacional do Pijama, a 20 de Novembro, é um dia afetivo bem português, 3 em 1, com valor educativo e que satisfaz vários objetivos das orientações curriculares de jardim de infância e creche.

O Dia Nacional do Pijama é um dia feito pelas crianças que ajudam outras crianças. Todas as três componentes são importantes e devem fazer parte do programa que as educadoras preparem com a sua criatividade e capacidade de inovação. A título de mero exemplo, podem encontrar nestas páginas algumas sugestões para a realização de atividades lúdicas, educativas e solidárias do Dia Nacional do Pijama.

http://www.mundosdevida.pt/_O_que_e_o_Dia_Nacional_do_Pijama

Já recebemos a nossa carta...

PA281295.JPG

 

Com tudo o que precisamos para festejar esse dia!

 

PB061444_01.JPG

 

 

publicado por salinhadossonhos às 21:50